segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Autódromos Fantásticos-Interlagos

O circuito abriu suas portas no dia 12 de maio de 1940. Seu idealizador foi Louis Romero Sanson, que nasceu no dia 3/2/1887, na ilha de Trindade. O nome Interlagos foi dado por causa da sua localização, que abrigava muitos lagos, na Zona Sul de São Paulo.
A primeira corrida realizada foi o Grande Prêmio São Paulo, vencida por Arthur Nascimento Júnior, que percorreu as 25 voltas da prova em 1 hora, 46 minutos e 44 segundos. Ele pilotava uma Alfa Romeo 3.500 cc. O segundo colocado foi Francisco Landi (Chico Landi), com um Maserati 3.000 cc, o terceiro, foi Geraldo Avelar, com outra Alfa Romeo, porém com 2.700 cc.
Depois da sua inauguração, somente em 1950 foram feitas grandes mudanças no circuito, visando a grande festa que aconteceria em 1954.
Com o tempo,o circuito caiu novamente no esquecimento, deteriorando-se, quando, em 1969, Lula Gância, na época vice-presidente da Associação Paulista de Volantes de Competição, iniciou uma campanha para melhorias em Interlagos. A re-inauguração foi em 29 de fevereiro de 1970 com uma prova da temporada internacional da Extinta fórmula Ford vencida por Emerson Fittipaldi no início de sua vitoriosa carreira.Em outubro de 1971, após novas obras, como: guias, sarjetas, galerias para águas pluviais, alambrados na área dos boxes, lavadeiras na beirada da pista, o túnel para acesso ao interior do circuito e um edifício de quatro andares, onde existem cabines de rádio e televisão, e a tribuna de honra. Neste ano foi realizada uma prova internacional de Fórmula 2, vencida por Emerson Fittipaldi e o segundo colocado foi Ronnie Peterson.
A primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil aconteceu em 1972, que teve a participação de Emerson Fittipaldi. Esta prova serviu para homologação da pista, não tendo validade para o campeonato. De 1973 até 1980 tivemos o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos. De 1981 até 1989, o GP Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro, no Autódromo de Jacarepaguá.
O seu antigo traçado era muito bom por ter varias curvas desafiadoras contando até com um anel Externo que era usado nos 500 KM de Interlagos
As curvas do Interlagos antigo:
Curvas 1 e 2:Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de `` pé embaixo ``, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
Curva 3:Mais uma curva de pé Embaixo que determinava o ritmo na primeira parte do miolo de Interlagos
Curva 4:Outra curva de alta velocidade
Subida do lago:Tem este nome por esta ter um lago ao seu lado
Curva do Sol:Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
Curva do Sargento:Conta a lenda que um sargento da força pública estava de serviço num dia de um evento e ele estava tão entusiasmado com a corrida que pegou sua viatura pra dar umas voltas na pista e ao chegar na curva rodou ele tentou de novo e....rodou após isto a curva foi batizada como curva do sargento
Curva do laranja:Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
Ferradura:Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
Esse:Tem este nome é claro pelo seu formato que é parecido mas não igual
Pinheirinho:Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
Bico de pato:Tem este nome por ser igual a um bico de um pato
Mergulho:Uma descida que parece que o piloto mergulha nela
Junção:Liga o anel externo ao miolo da pista
Subida dos boxes:uma subida que vai se direcionando aos boxes
Arquibancadas:Uma reta cheia de arquibancadas

Outras Retão:uma reta enorme,Reta oposta uma reta que vai até a curva do sol

Em 26 de Dezembro de 1985 passou a se chamar Autódromo Municipal "José Carlos Pace", que ficou sediando apenas corridas regionais (campeonato paulista de automobilismo), nacionais (Stock-Car, campeonatos de motovelocidade e campeonato brasileiro de fórmula Ford), e o campeonato internacional de Fórmula 3 Sul-Americana.Em 1989 o autódromo parou para realizar uma reforma geral na pista.Em 1990 o projetista chamou Ayrton Senna para ajudar no desenho
já que o projeto com anel externo foi vetado por Bernie Ecclestone com medo de a pista sediar uma corrida de Formula Indy ,Senna desenhou um "s" na primeira curva

Aqui o Projeto vetado por Ecclestone
então surgiu o atual traçado .Uma pena a pista antiga não existir mais era fantástica a de hoje também é mas...

Bom amanhã falaremos de uma outra pista que é ótima

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