sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Os dez melhores motores da f1

9Mugen Honda
Quando a Honda saiu da F1 encarregou uma subsidiaria para fornecer os motores e eo nome dela era Mugen era assim que os motores seriam distribuídos com nomes e potencias diferentes ela estreiou em 1992 um ano antes da toda poderosa se retirar da categoria fornecendo motores para a equipe Footwork  e os resultados foram bons o e o melhor foi um quinto lugar com Michele Alboreto em Imola sem contar que o motor só quebrou....uma vez já demonstrando que subsidiaria também era forte

Michele Alboreto em Imola
Em 1993 manteu a parceria com a ex-Arrows mas a temporada foi um balde de água fria para Footwork apenas 4 pontos mas 3 deles foram conquistados com um honroso 4 lugar e a melhor parte foi que o motor nunca quebrou em uma corrida. Em 1994 a Mugen fez uma burrada ao ir para Lotus uma equipe que não tinha mais o brilho de 
antigamente e que no final da temporada alugou seu cockpit a pagantes
Os resultados foram os piores possíveis o máximo que conseguiram foram quatro sétimos lugares os pontos ou melhor o pódio quase chegou no GP da ítalia em Monza Johnny Herbert se qualificou em quarto para a corrida e essa não era mais uma corrida comum para a Lotus não era importante porque se ela conseguisse este pódium a Mugen prometeu motores para 1995 e começou a dar certo inclusive Herbert largou bem e jantou o poderoso Williams de Damon Hill já fazendo a primeira curva em terceiro não por muito tempo porque Eddie Irvine também largou bem e estava logo atrás e o inevitável acontece o irlandês toca no inglês o estrago estava feito voltas depois Irvine e Herbert quebram, as quebras nos motores foram 4

Johnny Herbert com o Lotus
Em 1995 a Mugen vai para a Ligier seu investimento na equipe francesa valeu a pena porque os resultados foram melhores do que nos tempos de Footwork chegando a conquistar até um pódium com Olivier Panis e no ano seguinte uma fantástica vitória em Mónaco onde só quatro carros terminam
também com Panis em 1995 foi uma quebra de motor e em 1996 preocupantes 4

Olivier Panis em Mônaco local da sua única vitória na F1
Em 1997 a Ligier foi vendida para o tetra-campeão Alain Prost e os motores são Mugen também a equipe foi bem  conquistando até um pódium com adivinhem quem é quem
disse Olivier Panis Acertou!!! mas o recorde de quebras de motor que era de quatro ficou ainda mais preocupante
foram 7 quebras em 1998 forma uma grande parceria com a Jordan ea s vitórias não tardariam a chegar no GP da Bélgica a equipe conquista sua primeira vitória e de dobradinha e o número de quebras do motor aliviou para três.Em 1999 as vitórias são duas 
A Jordan e Heinz Harald Frentzen disputaram o título ficando os dois em terceiro e as quebras de motor da Mugen não quebrou uma vezinha que seja

Frentzen:óptima temporada
Em 2000 com a Honda de volta a F1 a Mugen Honda faria sua última temporada
a despedida foi melancólica e apenas um pódium e as quebras de motor foram 2

Um comentário:

Luis disse...

Não sei se este motor era tão bom assim era um motor comercial, com 1000 giros a menos para durar mais, este motor sempre teve entre 60 a 70 cavalos a menos que os melhores motores...a Mclaren em 1993 rejeitou ele por ser grande e pesado 150 kgs, apesar dos 720 cavalos (Renault V10 em 1993 tinha 780 cavalos e pesava 130 kgs) a Mclaren preferiu o Ford V8 de cliente que pesava 130 kgs era pequeno e dava apenas 680 cavalos, na realidade a Mclaren queria o da Benetton que dava 715. Quase todos rejeitavam o Mugen preferindo outros motores de fábrica como o Peugeot, Mercedes, até mesmo Ferrari antigos e Ford antigos tinham mais aceitação, mas o motor Mugen realmente era muito resistente...e tinha muito torque em baixa rotação.